Case de Sucesso: Indústria de Mineração

Vale

Potencializamos a produtividade da Vale solucionando problemas de transbordamento na Caixa de Minério, garantindo a elevada eficiência de processo e controle.

O que você vai aprender nesse case?

Se você quer saber como solucionar problemas de medição de nível no transbordo de Caixa de Minério e como garantir elevada eficiência para o seu processo e controle, você deve ler agora este conteúdo. Aqui você vai encontrar:

Sobre a Vale

Com mais de 70 anos de história, a Vale é uma das maiores empresas privadas do Brasil. Está presente em 14 estados brasileiros. Além de líder no segmento de mineração no país, mantém importantes operações nas áreas de Logística, Energia e Siderurgia. Maior produtor de pelotas do mundo, o Complexo Siderúrgico da Vale em Tubarão-ES ocupa uma área física de 14 mil km². É onde está localizado o maior pátio ferroviário da América Latina, contando com oito usinas de pelotização que juntas produzem mais de 35 milhões de toneladas por ano. A LINCE fornece soluções com tecnologia RF-Admitância a mais de 15 anos para Vale. A partir de 2016 a Lince desenvolveu mais uma solução com seus Transmissores Nível Capacitivos.

Tubarão | ES

O Desafio

Caixa de distribuição
Caixa de distribuição

Do Tanque de Homogeneização, a polpa de minério é bombeada para a Caixa de Distribuição. Trata-se de um tanque de volume pequeno que faz a constante distribuição da polpa de minério para os filtros. O controle de nível na Caixa da Distribuição é o que determina a vazão de trabalho da bomba. Caso ocorra transbordamento da polpa, ela retornará para o Tanque de Homogeneização e será bombeada novamente para a Caixa. A Caixa de Distribuição possui um volume pequeno, com variações de processo (de 0% a 100%) em poucos segundos, elevada agitação de produto e formação de espuma, o que torna esta medição um problema para boa parte dos equipamento de medição de nível.

Fatores Críticos

Kaio Espinola | Technical solution specialist

Kaio Espinola

Technical solution specialist

De fabricação 100% nacional, as chaves de nível RF-admitância LINCE são totalmente imunes à interferências no ambiente de medição(pó em suspensão e incrustação). É o oposto do que acontece com tecnologias como: garfo vibratório, pá rotativa, puramente capacitiva e outros.

A Solução

Caixa de distribuição
Caixa de distribuição

O Controle de nível na caixa de distribuição de minério deixou de ser um problema para a Vale. Nossa solução está em funcionamento há mais de 2 anos, garantindo o controle de vazão da bomba no tanque de homogeneização para a caixa de distribuição e assim evitando o transbordamento de produto. Nossa atuação resultou em redução de gastos com energia, uma vez que a bomba agora trabalha com a vazão correta de produto. Os transmissores de nível RF-admitância Lince são totalmente imunes a interferências de processo como poeiras ou pó em suspensão, incrustação, agitação, vapor, espuma e umidade. Ao contrário do que acontece com equipamentos do tipo radar, ultrassom e outros, a medição não é afetada por elementos de processo. O sistema Prædator® utilizado é o responsável pelo fim das interferências de medição e elimina os efeitos da corrente resistiva. É o fim dos alarmes falsos durante os processos. Além disso, nossos equipamentos possuem um tempo de resposta menor que 100 milissegundos. É o fim do delay causado por esvaziamento ou enchimento rápido do tanque de processo.

Resumo do Sistema

Compartilhe