O que é Transmissor de Nível?

Transmissor de nível é um instrumento de medição contínua utilizado em processos industriais.

Para ter confiabilidade na Medição de Nível, você deve estar atento a alguns simples detalhes.

Afinal de contas, o que faz um Transmissor de Nível?

Diariamente, nos processos industriais, você deve se deparar com a necessidade de um controle contínuo do nível de produto presente nos tanques, silos e reservatórios da sua planta.

Muitas destas etapas de processo ou armazenagem não permitem a visualização direta do nível. Por esta razão é necessária uma instrumentação capaz de medir e manter a confiabilidade mesmo nas condições de processo mais adversas.

O controle de processo promovido pela instrumentação industrial tem como objetivos aumentar a produtividade da planta, evitar a cavitação de bombas, o desperdício de matéria prima e aditivos, os transbordamentos de tanque e, consequentemente, as paradas de planta não programadas, bem como diversos acidentes no meio ambiente de trabalho.

Ter um transmissor de nível de grande confiabilidade faz com que você evite todas esses problemas na eficácia da sua operação. É a garantia que você precisa para aumentar a produtividade da sua planta.

Mas qual instrumentação é a mais adequada para a medição de nível contínuo?

Diante de toda uma infinidade de medidores de nível, a vantagem de utilizar um transmissor de nível no seu processo está na sua simplicidade de operação. Trata-se de um tipo de sensor capaz de detectar em tempo real o nível contínuo de determinado produto no processo industrial.

Basicamente, o funcionamento da maioria dos medidores de nível trabalha com a condutividade elétrica, constante dielétrica, densidade e granulometria (quando aplicável) do produto (líquido ou sólido) que está sob seu controle.

São utilizadas correntes elétricas, ondas eletromagnéticas, circuitos de função variada, fórmulas e algoritmos. O objetivo é sempre garantir a confiabilidade da medição.

Portanto, o Transmissor de nível é um instrumento de medição contínua que utiliza seus sensores em contato ou não com o produto em reservatórios. Sua função é transmitir em tempo real informações de alarme, segurança e controle de nível tanto em conteúdos líquidos como sólidos, garantindo a eficiência produtiva de uma operação.

Algumas das vantagens dos transmissores de nível são a facilidade de instalação, larga faixa de aplicações e a excelente relação custo-benefício para implementação em processos industriais contínuos.

Principais tipos de transmissores para a medição de nível contínua?

Os principais transmissores de nível são os flutuadores (LG), capacitivos, radares, ultrassônicos, medidores por pressão e RF-Admitância.

Os transmissores de nível são instrumentos fundamentais para a medição contínua de nível em tanques com presença de incrustação, espuma, pó em suspensão, turbulência ou gases.

Estas intercorrências devem ser chamadas de desafios da medição de nível, porque não se tratam de problemas por si só, mas de eventos inerentes aos mais diversos processos industriais que você conhece. São esses desafios da medição de nível que você deve estar atento, sabendo que existe uma solução eficiente ao seu alcance.

Hoje, sensores com sistema RF-Admitância são a maior novidade tecnológica do mercado de instrumentação industrial tanto para medição de nível contínuo como pontual.

A grande desvantagem de medidores de nível contínuo como boias magnéticas, sondas capacitivas, radares de onda livre ou guiada, ultrassons e transmissores de pressão diferencial é que estes instrumentos não são imunes aos efeitos da incrustação, por exemplo.

Os instrumentos que utilizam a tecnologia RF-Admitância são imunes aos principais desafios da medição de nível contínuo.

A tecnologia RF-Admitância aplicado a um transmissor de nível consiste na utilização de um Oscilador associado a um PLL (Phase Locked Loop) e dois circuitos comparadores para eliminar a Corrente Resistiva oriunda de incrustação, espuma ou pó em suspensão.

A corrente resistiva é proporcional a condutividade elétrica de cada produto medido e independe do volume da incrustação. Por menor que ela seja, desde que condutiva, sempre haverá uma fuga de corrente significativa.

É aí que ocorrem falsos alarmes e perdas importantes na produtividade de uma planta. Tudo que ninguém deseja para a operação sob sua responsabilidade.

Por esta razão você deve entender um pouco mais sobre os desafios da medição de nível contínuo.

4 desafios da Medição de Nível: incrustação, espuma, pó em suspensão e interfaces complexas.

A incrustação é aquela camada de produto acumulado que recobre internamente os tanques de armazenamento e os transmissores de nível comprometendo a eficiência e confiabilidade dos instrumentos.

A espuma gerada em boa parte dos processos contínuos também se torna um problema quando ela impede a medição precisa da grandeza pretendida.

Pó em suspensão são aquelas partículas que você vê e respira em praticamente todas as indústrias. Você encontra pó em suspensão em processos industriais da Mineração, Siderurgia, Papel e Celulose, Cimento, Cal, Alimentos, Química, Petroquímica e Portos (terminais de embarque de graneleiros).

Outro desafio comum da medição de nível são as interfaces complexas.

Na indústria em geral você utiliza água para lavar o processo. Durante a lavagem é comum surgirem solventes, lubrificantes, dentre outros componentes. Todos esses produtos vão parar em depósitos a fim de que sejam reaproveitados e, a água, por sua vez, seja descontaminada e reutilizada.

São usados sistemas de separação para distinguir as interfaces em fases utilizáveis ou reaproveitáveis e/ou descartáveis. Para que o processo seja eficiente é necessário que a medição de nível esteja calibrada e livre de interferências para que a separação transcorra perfeitamente em uma determinada vertente.

Além destes quatro principais desafios da medição contínua apresentados, lembramos que abrasão, corrosão, vácuo, choque mecânico, granulometria, pressão, temperatura, dentre outros.

Destacamos, a título de exemplo, o vácuo na transmissão de nível. Alguns processos como a Separação ocorrem no vácuo.

Extrair gases ou água são os procedimentos mais comuns deste tipo de processo. Separar elementos em processos a vácuo é comum na mineração, papel e celulose, indústria alimentícia e de óleo e gás. O desafio para parte da medição de nível está no fato de que o som não se propaga no vácuo, impossibilitando o uso do ultrassom e radar, por exemplo.

Para determinados processos realizados a vácuo, as tecnologias mais indicadas são a RF-Admitância ou radar de onda guiada, nos mais simples; e instrumentação radiométrica, nos mais exigentes.

Estar atento às especificidades de cada um dos processos e seus respectivos desafios é um dever seu. Só assim você vai saber investir da maneira correta na sua instrumentação industrial voltada para a transmissão de nível.

3 razões para você investir agora na sua transmissão de nível

O uso de transmissores de nível de qualidade melhoram a eficiência de processo e a produtividade das instalações.

Investir em transmissão de nível significa aprimorar a medição e o controle proporcional dos processos que você realiza na indústria. A excelência de um processo garante a qualidade do produto final. Esta perspectiva vai de encontro às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e rígido.

Além disso, a eficiência da produção também ganha com uma medição de nível contínuo adequada.

O controle de consumo é um bom motivo para se ter mais cuidado com a transmissão de nível que você aplica na sua indústria.

Por exemplo, muitos processos necessitam de um fluxo contínuo de produção, entrada e saída de materiais. É inviável obter um fornecimento consistente com taxas variáveis ou se houver incidentes na linha de abastecimento, bem como problemas no processo logístico. Com um transmissor de nível aplicado, você pode fazer o controle em tempo real dos tanques sob sua responsabilidade e saber o melhor momento para solicitar ou não o reabastecimento.

Para finalizar, a montagem dos transmissores é mais simples do que múltiplas chaves de nível. Você não precisa de entradas extras em vasos de pressão, tanques subterrâneos ou tanques com revestimentos especiais, nos quais a inserção de mais entradas são inviáveis.

A aplicabilidade de um transmissor de nível é favorável porque exige apenas um único ponto de montagem.

Trata-se de um investimento seguro, eficiente e necessário para atender às demandas por processos cada vez mais exigentes e uma produção em franco crescimento.

Além do que, a falha de um transmissor de nível pode ser catastrófica!

Você não quer uma dor de cabeça que pode ser evitada, por isso investir agora na sua medição de nível é imprescindível. Deixar de fazer esta necessidade significa aceitar o atraso e ser superado pela concorrência.

Desta forma, os transmissores de nível mais indicados são aqueles que utilizam a tecnologia RF Admitância imune aos desafios da incrustação, espuma, pó em suspensão e interfaces complexas.

Faça como a VALE fez nas suas caixas na saída dos moinhos, Caixas de Bomba, Deslamagem, Flotação e Despoeiramento.

Faça como a VOTORANTIM CIMENTOS nos seus processos envolvendo Carvão, Cal, Alumina, Minério de Ferro, Cimento, Clinquer, coque, dentre outros.

Ou também como a GERDAU na alimentação de autoforno, carboquímica, coqueria, aciaria, despoeiramento e muitos outros mais específicos.

Bem, chegou o momento de você fazer o mesmo!

É hora de investir na sua produtividade. A Instrumentação Industrial de seus correntes já começou a ser implementada. Chegou a sua vez de passar na frente deles com a melhor tecnologia e o melhor fabricante do mercado.

A LINCE é especialista em Medição de Nível. Nossos Transmissores de Nível são desenvolvidos com a exclusiva tecnologia PRÆDATOR®.

São sensores de nível com sistema RF Admitância, os mais avançados do mundo. O melhor de tudo é que com nossa tecnologia é 100% nacional.

FALAR COM UM CONSULTOR

PRÆDATOR®: saiba agora como funciona!

PRÆDATOR é nossa tecnologia patenteada capaz de medir e controlar nível, nas mais agressivas condições de processo.

Tudo isso graças ao princípio da RF Admitância. O funcionamento consiste em um sinal de radiofrequência (RF) que mesmo diante de uma incrustação ou outra interferência indica a real presença ou ausência de produto, nível e/ou volume que está em contato com o elemento sensor da Chave ou Transmissor de Nível.

O diferencial é que a tecnologia PRÆDATOR® apresenta um escudo protetor especial (terceiro terminal no sensor) em conjunto com um algorítimo e uma eletrônica avançada capazes de medir somente a corrente capacitiva (ignorando a resistiva) que flui pelo condutor central do elemento sensor para o terra (proteção elétrica).

Desta forma, quando o nível de produto no tanque subir e tocar o sensor, irá provocar um aumento substancial da corrente capacitiva que provocará a mudança de status do relé, indicando assim presença real do material.

Pronto. O sistema PRÆDATOR® cumpriu perfeitamente a sua função com alta confiabilidade mesmo diante dos maiores desafios da medição de nível pontual ou contínua.

Baseado no princípio da RF Admitância, o PRÆDATOR® está presente nas Chaves e Transmissores de Nível LINCE. Seu grande diferencial está na sua capacidade de medir com extrema precisão até mesmo diante de processos mais complexos.

É uma tecnologia de medição de nível 100% imune à incrustações, pó em suspensão e espuma. Aumenta a produtividade da planta ao eliminar alarmes falsos, transbordamentos e imprecisões causadas por esses fatores.

Além disso, por se tratar de um dispositivo sem partes móveis, dispensa manutenções recorrentes e paradas de planta não programadas. Assim o MTBF (Mean Time Between Failure) dos dispositivos LINCE que utilizam a tecnologia PRÆDATOR® superam facilmente 15 anos.

Quero ter o Prædator agora!

5 motivos para utilizar chaves e transmissores com a tecnologia PRÆDATOR® em sua Medição de Nível urgentemente.

Quero ter o Prædator agora!

A necessidade de elevar a eficiência da indústria tem atraído a atenção de profissionais e empresas nos últimos anos:

No Brasil


No Mundo


Os benefícios de uma Instrumentação Industrial de qualidade são evidentes. A pergunta que você deve fazer a si mesmo a partir de agora é…

Como superar a Instrumentação dos meus concorrentes para ter um nível de produtividade melhor que o deles?

Provavelmente, mais da metade dos seus concorrentes está executando estratégias com foco em melhorias de produtividade.

Marcel de Roure | CEO da Lince da Lince

Marcel de Roure

CEO da Lince

O mercado está sempre em movimento. Se você não investir em projetos que garantam a sua produtividade a longo prazo, com certeza você vai ficar para trás. Seus concorrentes estão todos atentos, e você?
Quero ter um Prædator agora!

Projetamos sistemas com foco nos seus objetivos mais específicos

Cresça em receita e lucro

Empresas que têm uma estratégia de Instrumentação Industrial conseguem produzir 3 vezes mais e reduzem drasticamente o número de paradas de planta devido à equipamentos defeituosos. A aquisição de medidores nunca mais será vista como uma fonte de custos, mas sim como parte fundamental da sua linha de produção.

Evite o desperdício de recursos

Saiba exatamente para onde estão indo seus investimentos em Instrumentação, qual retorno financeiro eles trazem e ainda preveja os resultados de uma produção contínua e sem desperdício de valiosa matéria-prima.

Investimento com precisão

Quando você trabalha com medição de nível, você precisa de dados para controlar sua atividade. O mesmo vale para qualquer empresa. Quem investe em Instrumentação Industrial sabe que cada hora de produção ininterrupta gera e tem impacto de longo prazo no negócio. Com o PRÆDATOR® sua produção não para!

Quero começar agora
Os benefícios são tão precisos que 91% das empresas que já adquiriram nossos sistemas preveem aumentar esse investimento no próximo ano.

Agora você já sabe que esta é a tecnologia certa para a sua empresa

Nosso time de especialistas em Medição de Nível está à disposição para aplicar nossas soluções e ajudar você no que precisar.

Marque uma conversa conosco. Deixe seus dados no formulário e prontamente entraremos em contato com você.